Wednesday, September 07, 2011

O Jogo da Presidente Dilma

Eu não votei na Presidente Dilma na eleição para presidente. Ela era uma incógnita para mim, visto que eu não tinha idéia de como ela se comportaria como presidente. Ela não tinha um histórico em cargos eletivos pelo qual os eleitores pudessem julgar.

Ela continuaria com tudo o que Lula fez (bom e ruim)? Ou ela chutaria o pau da barraca e seria um Rambo?

Passados 3/4 do primeiro ano do seu mandato, eu devo dizer que estou positivamente surpreso com a Presidente Dilma. Atitudes como demitir corruptos, chamar aliados nas suas (faltas de) responsabilidades, equilíbrio fiscal, são incomuns - e raríssimas - na política Brasileira.

Especificamente sobre equilíbrio fiscal, a Presidente está de parabéns por ter mantido um pé firme nessa tecla, e enviado mensagens claras ao congresso, do risco e custos de se criar novos gastos sem fonte de renda.

Obrigado Presidente Dilma! Por favor, continue. Você tem o nosso apoio! Não se intimide com os politiqueiros irresponsáveis que não pensam no país, estando preocupados apenas com seus bolsos. Por favor, nos ajude a pagar menos impostos. Pagamos demais, demais da conta, e não vemos esse dinheiro retornar para nós em forma de serviços do governo. Isso diminui a competitividade das nossas empresas, reduz o número de empregos que poderiam ser criados, suprime demanda, e aumenta a pobreza.

Os Estados Unidos (e outros países), cujos governantes ignoraram esses riscos por muito tempo, agora sofrem problemas sérios, e os EUA só não estão numa situação como a Grécia devido ao extraordinário tamanho e dinamismo da sua economia, e por que os EUA imprimem a moeda de reserva mundial.

A American Public Media, que publica programas de rádio excelentes, como o Marketplace, lançou um jogo onde você pode tentar equilibrar o orçamento do governo federal norte-americano, chamado "Herói do Orçamento". É o jogo que a Presidente Dilma joga, na vida real. Todo político deveria jogar esse jogo. Crianças em idade escolar e famílias se beneficiariam com esse conhecimento.

E você,  consegue ser um Herói do Orçamento? Como você mudaria o orçamento do governo Brasileiro? Do governo do seu estado? Da sua cidade? Da sua família?

No comments:

Post a Comment